[Banca de TCC] RELATOS DE UMA LICENCIANDA: A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

 




Tive o prazer de orientar o TCC de Licenciatura em Ciências Sociais que foi apresentado neste último 6 de outubro de 2023, de JÚLIA GÓES FERREIRA BARBOSA, intitulado: "RELATOS DE UMA LICENCIANDA: A TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UMA FUTURA PROFESSORA DE SOCIOLOGIA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA".

Foi um trabalho construído em torno dos relatórios de ensino do PIBID e do PRP, programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica participados pela autora. 

Participaram da banca de avaliação: Prof. Dr. Júlio Cezar Gaudêncio da Silva, Instituto de Ciências Sociais - UFAL (Examinador Interno) e a Profa. Dra. Jordânia de Araújo Souza, Centro de Educação - UFAL (Examinadora Externa).

Resumo do trabalho:

Este trabalho faz uma análise da minha trajetória de formação como aluna do curso de Licenciatura em Ciências Sociais e atuação como bolsista em dois programas vinculados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES: o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID e o Programa de Residência Pedagógica - PRP, ambos voltados para a formação inicial de futuros professores da educação básica. Objetivando investigar as contribuições destes programas no meu processo de formação. Tomei como base um relato destas duas experiências que tiveram como foco a produção de materiais didáticos, planos de aula e as primeiras intervenções como aprendiz de professora, procurando estabelecer uma comparação arguitiva com a estrutura do curso de licenciatura oferecido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - ICS/UFAL, analisando brevemente seu currículo, formação dos docentes do Instituto e grupos de pesquisa debruçados no estudo do ensino de Sociologia na educação básica.


Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino de Sociologia; PIBID; PRP; Relato de Experiência.




Nenhum comentário