[Livro] Produção e Circulação de Publicações de Quadrinhos Religiosos no Brasil (1960-2014)

 





Em agosto de 2023, ocorreu a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas entre os dias 11 e 22, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A Edufal - Editora da Universidade Federal de Alagoas fez o lançamento do meu mais recente livro intitulado "Produção e Circulação de Publicações de Quadrinhos Religiosos no Brasil (1960-2014)". Livro aprovado em seleção de edital público (fiquei em 10º lugar, entre centenas de escritos...).

O material é fruto da minha pesquisa de Pós-doutorado em Teologia, realizado em 2019, na Faculdades EST no Rio Grande do Sul, em seu Programa de Pós-graduação em Teologia (nota 7 na CAPES), na linha de pesquisa "Religião e Cultura Pop", sob a supervisão do Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin.

O material faz um amplo levantamento de quadrinhos feitos por brasileiros interrelacionados aos grupos religiosos e/ou profissionais da religião (sacerdotes, minissionários, padres, etc.). A proposta foi realizar o mapeamento e identificar os padrões. Há quadrinhos relacionados às religiões afro-brasileiras, kardecistas, cristãs, islâmicas, budistas e judaicas.  




Um segundo lançamento ocorreu durante as Jornadas Internacioanais de Histórias em Quadrinhos na ECA/USP, em São Paulo, no fim do mês de agosto de 2023. 


O livro pode ser adquirido no site da edufal : https://www.edufal.com.br/produto/producao-e-circulacao-de-publicacoes-de-quadrinhos-religiosos-no-brasil-1960-2014/


Para citar:

BRAGA JR, A. X. Produção e Circulação de Publicações de Quadrinhos Religiosos no Brasil (1960-2014). Maceió: Edufal, 2023. 

Nenhum comentário