[Prefácio] Pernambucadinhos: uma história em cordel, vol. 1

 



Acabou de sair mais um prefácio que fiz para o livro "Pernambucadinhos: uma história em cordel", que acaba de ser lançado na Bienal do Livro de Pernambuco, neste mês de outubro de 2023.

O material é uma miscelânea de ilustração, quadrinhos, cartuns e literatura de cordel e muita cultura popular, feito pela desenhista e ilustradora Danielle Jaimes (que, coincidentemente, é minha esposa).

Segue o prefácio:

Um boi, duas crianças, vários versos e a nossa cultura em imagens desenhadas.
Se existe algo incontestável, nos dias atuais, entre tantas desmaterialidades da pós-modernidade, é que desenhar, escrever e interpretar são formas de arte. Todos sabem disso. O que talvez escape é reconhecer que uma história em quadrinhos é também uma forma de arte, justamente, por envolver todos aqueles elementos. Ser “arte” é expressar emoção e sentimentos e, principalmente, ocasionar impactos emocionais nas pessoas que a consomem.
Os quadrinhos são uma arte misturada. Eles mesclam tudo e tantas coisas que só a criatividade de seus produtores pode dizer o que entra e o que pode ser usado para compor histórias. E esse, talvez, seja um dos seus elementos condutores: nós contamos histórias através de imagens justapostas e em sequência deliberada. Nossos desenhos falam. E, você que os lê, os escuta em alto e bom som. Isso acontece tão rápido que você nem se dá conta que aconteceu.
É como a Cultura. Principalmente a Cultura Popular. Essa que acontece nos nossos bairros. Nas nossas ruas. Que sai de dentro das nossas casas. Que vem do Povo. Isto e, da gente. São nossas brincadeiras de infância e da vida adulta. Brincantes cheios de folgança e animação. É por isso que os chamamos de folguedos. Se há outra coisa certa, nesse mundo de incertezas, é que brincar disso é animado e faz bem.
Por isso, fazemos todos os anos, desde o princípio e até o quando nos retirarmos de nossa morada. O boi e seus altos são um dos elementos mais importantes dos Folguedos e Festejos da Cultura Popular Nordestina. Mateus, Bastião e Catirina estão em quase todos os nossos ciclos: do Natalino, passando pelo Carnaval até o Junino. Nossa culinária transformou a língua do boi em iguaria. É um prato típico da nossa região. A chita é um tecido que estampa nossas roupas, nossas toalhas de mesa e nossas camas.
Toda a cultura popular é embalada nesse pano colorido e estampado. Os versos rimados do cordel e o traço escavado da xilogravura são tão emblemáticos da cultura nordestina que não há quem não os reconheça como tal. E tudo isso veio de herança e, portanto, são nosso patrimônio, material e imaterial.
Danielle Jaimes (lê-se “Raimês”) é a artista desse material que você tem em mãos. Que, apesar de pessoense e filha de pai salvadorenho, foi radicada em Pernambuco desde bebê e por quase toda a sua vida. E hoje, retribui a benesse de viver nessas terras de altos coqueiros, espalhando a nossa Pernambucanidade através de sua arte gráfica e de suas tintas aquareladas... se não me engano, Danielle já publicou sete outros álbuns em quadrinhos. Todos sobre Pernambuco, sua história e sua cultura.
E é pelas mãos dela que esses traços revelam nossa cultura. Este impresso, toma como base as tirinhas dos Pernambucadinhos, cujo título é uma aglutinação de “Um bocadinho de Pernambuco”. É isso que o torna um material rico em representações: tem negritude, nordestinidade, Pernambucanidade e uma essência identitária que é desejada nas produções autoriais. Um traço genuíno, que retoma e inverte o modernismo de Tarsila e nos faz, sobretudo, resgatar os temas de Portinari, atualizando-os.
Então, quando essa artista resolve mesclar tudo isso em uma coisa só, temos um produto híbrido que não é um cordel. Não é um quadrinho ou tirinha. Não é ilustração e nem literatura. É tudo isso e nada disso. É, simplesmente, aquilo que a artista quis expressar. Assim são as obras... saber como são feitas é só curiosidade. O que nos interessa na verdade é: o que ela te faz sentir?
Se quiser saber essa resposta, basta virar a página...


Para citar esse texto:

BRAGA JR, A. X. Um boi, duas crianças, vários versos e a nossa cultura em imagens desenhadas In JAIMES, Danielle. Pernambucadinhos: uma história em cordel, vol.1. Recife: Edição do autor, 2023. p. 5-9. [Prefácio]

Nenhum comentário