Café em Pasárgada


Café em Pasárgada com Gustavo Fontes

 

 

No próximo sábado 25 o Café em Pasárgada traz o escritor Gustavo Fontes, que falará sobre a sua experiência ficcional nos territórios do conto e da poesia e fará o relançamento do seu livro estreia, Efemérides, lançado este ano, composto de 24 poemas e cinco contos.

 

Com a curadoria de Marcelo Melo, o evento tem entre os seus objetivos explicitar os processos criativos dos autores e a interfaces entre as diversas linguagens artístiicas, aproximar os escritores dos professores e estudantes de letras e difundir a produção poética atual. São conferidos certificados aos estudantes que participarem das sessões do Café em Pasárgada.

 

Para a escritora Luzilá Gonçalves, os poemas de Gustavo Fontes retomam o espanto do filósofo grego diante do mundo, num "questionamento que atravessa o livro, com a perplexidade diante do amor, da visão de um pescador solidário no meio da ponte, de  quem se sente irmão, ele também, do ´pescador urbano´, dando-se aí "a descoberta da poesia, um pequeno som que canta baixinho", para o poeta se escutar com clareza.

 

Os contos tratam de assuntos cotidianos e temáticas existenciais como o amor e o destino, além da importância das imagens para a construção da vida, a memória e a representação ficcional. Segundo Luzilá, eles são "testemunhas da solidão humana nas grandes cidades ou no Sertão", que o autor conhece por vivências e leituras, que passam por Guimarães Rosa.

 

"Temos lido ultimamente muita gente que se imagina poeta, e tanta palavra jogada fora, gente que, com toda evidência, não leu nem aprendeu a fala e a humildade dos grandes, estes sempre em busca da palavra justa, que diga seu mais profundo eu e nos entregue a sua visão transfigurada do mundo. Por isso a alegria de encontrar este livro que Gustavo intitulou Efemérides' – diz ainda Luzilá Golçalves.

 

 

Espaço Pasárgada
FUNDARPE/DGEC
Rua da União, 263, Boa Vista
F. 3184-3165
www.espaco-pasargada.blogspot.com




Nenhum comentário