quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

GT 07 - Mídia e Religião: Dinâmicas, Representações e Transfigurações


I Simpósio Regional-NE da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) – 2013
Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Paraíba.
28 a 31 de maio de 2013.


As propostas poderão ser efetuadas por pesquisadores em qualquer nível de titulação, filiados ou não à ABHR. Cada autor poderá apresentar apenas um trabalho e cada trabalho poderá ter até 02 autores.
A proposta deverá ser enviada pelo e-mail destinado a recepção dos trabalhos do evento: abhr_ne2013trb@yahoo.com.br. O resumo deverá conter até 1000 caracteres com espaço, incluindo nome completo, objetivos, métodos e resultados da pesquisa (Formatação: Times New Roman 12, espaço simples e justificado). Data de remessa: Até 18/01/2013.
Os trabalhos completos encaminhados até 29/03/2013 serão incluídos nos Anais e publicados em DVD.

Submissão de comunicações orais

Até 18/01/2013


GT 07 - Mídia e Religião: Dinâmicas, Representações e Transfigurações

Coordenadores: 

Amaro Xavier Braga Jr (PPGS-UFPE\ICS-UFAL) 
Iuri Andréas Reblin (EST\RS)

Resumo

As Religiões vêm sofrendo inferências do campo midiático sejam das ações dos veículos de comunicação sobre o fazer religioso, seja do uso destes por parte da religião, às vezes, como veículo informativo, outras enquanto elemento litúrgico, onde a TV passa a ser um mediador da ação religiosa, ou os rituais passam a se desenvolver online (ciberreligião). 

Historicamente é possível perceber a migração da mídia de objeto profano para estrutura sagrada ou o papel dos meios de comunicação no proselitismo religioso, sendo necessário ainda discutir os procedimentos metodológicos nos estudos fronteiriços entre as mídias e as religiões. 

O GT busca acolher trabalhos, teóricos e empíricos, que analisem a interface das religiões e religiosidades, Novas (NMR) ou Tradicionais, com os veículos de comunicação (Cinema, Televisão, Publicidade, Rádio, Internet, Quadrinhos), que privilegiem seu uso dentro do grupo religioso, de forma litúrgica, incorporado a prática religiosa, ou como simples veículo informativo. 

Também, que façam inferências críticas sobre representações do Ethos Religioso em Documentários, Programas de TV, Filmes de Cinema, Graphic Novels ou Propagandas.

Mais informações sobre o evento, acesse: http://abhrne2013.blogspot.com.br/ 
Postar um comentário