Prêmio TWAS-Celso Furtado de Ciências Sociais 2013 - US$ 15.000,00

 

Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) acaba de anunciar o lançamento da edição de 2013 do Prêmio Third World Academy of Sciences-Celso Furtado in Social Sciences.  O prêmio internacional da TWAS, sediada em Trieste e que homenageia o economista Celso Furtado, visa premiar um cientista social de um país do SUL  por uma contribuição original tanto para a compreensão como para  a abordagem das disciplinas de ciências sociais, tais como Economia, Ciências Políticas e Sociologia. As candidaturas devem ser apresentadas, por internet ou correio postal, até dia 28 de fevereiro de 2013. As candidaturas de cientistas sociais mulheres são particularmente estimuladas.
 
O QUE É A TWAS
 
A TWAS — THIRD WORLD ACADEMY OF SCIENCES [Academia de Ciências do Terceiro Mundo,www.twas.org — é uma organização internacional autônoma fundada em Trieste, Itália, em 1983. A TWAS representa o que há de melhor em ciências no mundo em desenvolvimento. Entre os maiores objetivos da TWAS estão o reconhecimento, o apoio e o encorajamento à excelência em ciência nos países em desenvolvimento. Desde 1985, isso vem sendo realizado através da implementação de um esquema de prêmios que homenageia cientistas que vivem e trabalham no Sul. A TWAS também apoia cientistas e instituições nos países em desenvolvimento através de um leque de programas focados na construção de capacitação científica. [A administração e as operações financeiras da TWAS são levadas a cabo pela Unesco segundo acordo assinado pelas duas organizações.]
 
 
PRÊMIO TWAS-CELSO FURTADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 2013
com financiamento do governo brasileiro,
o prêmio anual monta a um valor de US$ 15.000,00 cash
 
O prêmio reflete o forte apoio do governo brasileiro à TWAS e, de modo mais geral, sua ajuda em construir a capacitação científica do mundo em desenvolvimento. Esse apoio refletiu-se nos esforços do ex-Presidentes do Brasil, Fernando Henrique Cardoso (Fellow da TWAS em 1984) e Luiz Inácio Lula da Silva, e dos ex-ministros da Ciência e Tecnologia José Israel Vargas (Fellow da TWAS em 1988) e Sergio Rezende (Fellow da TWAS em 2004). O presidente Cardoso e o ministro Vargas desempenharam um papel central na criação do Prêmio TWAS-Celso Furtado de Ciências Sociais.
 
Prêmio TWAS-Celso Furtado de Ciências Sociais é assim chamado em homenagem ao célebre economista brasileiro Celso Furtado. Os trabalhos de Furtado enfocam a situação dos pobres no Brasil e na América do Sul. Ele enfatizou a importância da elaboração de políticas de desenvolvimento econômico centradas na construção de uma base industrial forte para aquilo a que ele muitas vezes se referia como "economias periféricas". Ele também previu a ascensão de um mundo globalizado, que a seu ver seria estimulado pela "propagação da economia mundial", e instou os países em desenvolvimento a tomar medidas para garantir que não fossem marginalizados diante dessas tendências.
 
Prêmio TWAS-Celso Furtado de Ciências Sociais é acompanhado de uma medalha.
 
Os prêmios são em geral outorgados numa ocasião especial, quase sempre coincidindo com a Reunião Geral da TWAS.
 
           
CONDIÇÕES
 
Os candidatos ao Prêmio TWAS-Celso Furtado de Ciências Sociais devem ser cientistas que tenham trabalhado e vivido num país em desenvolvimento por pelo menos dez anos imediatamente antes de sua candidatura.
 
Os candidados ao Prêmio TWAS-Celso Furtado de Ciências Sociais devem obedecer o seguinte critério:
- ter dado uma contribuição excepcional tanto para a compreensão como para  a abordagem das disciplinas de ciências sociais, tais como economia, ciências políticas e sociologia.
 
Os membros da TWAS e os candidatos a membros da TWAS não podem se candidatar.
 
As auto-candidaturas não serão consideradas.
 
CANDIDATURAS
 
A TWAS está convidando todos os seus membros, assim como as academias de ciências, os conselhos de pesquisas nacionais, as universidades e as instituições científicas de países em desenvolvimento e de países desenvolvidos a apresentar candidatos.
 
As candidaturas devem ser apresentadas no formulário de candidatura (que pode ser baixado no site www.twas.org > Programmes > Prizes). A candidatura deve claramente afirmar a contribuição que o candidato fez para o desenvolvimento das ciências sociais e deve ser acompanhada de C.V. do candidato e da lista completa de publicações.
 
As candidaturas de cientistas sociais mulheres são particularmente estimuladas.
 
As candidaturas para o prêmio de 2013 serão recebidas pelo Secretariado da TWAS até 28 de fevereiro de 2013.
 
SELEÇÃO
 
A seleção dos premiados é feita por mérito. A notável contribuição de um candidato será definida em função das oportunidades existentes e das possibilidades reais disponíveis para ela e/ou ele. Isso se aplica particularmente a candidatos de países desfavorecido em termos científicos. As candidaturas serão avaliadas por uma comissão de especialistas de membros da TWAS.
 
INFORMAÇÕES:
 
Informações e candidaturas devem ser enviadas para:
 
TWAS-Celso Furtado Prize In Social Sciences
TWAS, the academy of sciences for the developing world
ICTP campus – Strada Costiera, 11,
34151 Trieste – ITALY
 
Leia Mais:
 
fio sob chamada 1

Nenhum comentário