[Palestra] Religião e Histórias em Quadrinhos

 


Em 12 de setembro de 2014, estive nas Faculdades EST, em São Leopoldo - RS, para participar do II Congresso Internacional das Faculdades EST, sob o tema amplo da “Religião, mídia e cultura”. 

Na ocasião coordenei, em parceria com o Prof. Dr. Iuri Andréas Reblin (EST) e o Prof. Me. Thiago Monteiro Bernardo (UFRJ) o ST 02: II FNPAS: Arte sequencial, cultura pop e religiosidades.



Neste dia fiz uma palestra apresentando um apanhado de pesquisa sobre Quadrinhos e Religião no Brasil, mostrando como o Kardecismo, as Religiões Afro-brasileiras (Umbanda e Candomblé), o Judaísmo, o Islamismo e as dezenas de Religiões Cristãs (Protestantes, Neo-pentecostais e Católicas) operacionalizam o uso das HQs como suporte de suas práticas ou como os discursos religiosos destas denominações foram se integrando dentro da produção brasileira de Histórias em Quadrinhos.



Na ocasião, aproveitei, no fim da palestra, para divulgar meu quadrinho "Guerreiros do Axé", no qual os Orixás Africanos vestem armaduras para lutar contra a opressão (ainda inédito).


 

Outras fotos:







Fotos tiradas por Sabrina Paixão:







Nenhum comentário