[Como Foi?] I Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Cultura Pop na EST



Como vem acontecendo ao longo de 5 anos, o Grupo de Pesquisa Interdisciplinas em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop do Programa de Pós-graduação em Teologia da EST voltou a se reunir para discutir temáticas em torno da cultura pop. 

Conhecido pelo sue nome "pop", o Cult de Cultura tem demarcado a semana do dia das crianças no mês de outubro como espaço para reunir pesquisadores e pesquisadoras da região Sul do país no  Colóquio Regional Sul de Arte Sequencial, este ano em sua quinta edição.




Este ano a novidade, além do público crescente que reuniu pesquisadores não apenas da universidades/faculdades do RS como a UniSale, Unisinos, UFSM, IF de Pelotas e UFPel, teve a participação da UEPA (Universidade Estadual do Pará), da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e da UniFG (Centro Universitário dos Guararapes) de Pernambuco, além da representação da ASPAS - Associação dos Pesquisadores em Arte Sequencial, não apenas pelos seus sócios presentes, mas pela representação oficial da Coordenadora Geral, a pesquisadora mestre Sabrina Paixão (SESC/ASPAS). 


Larissa Becko e Iuri Reblin realizando o fechamento do evento.    

Esta confluência de pesquisadores de várias regiões do Brasil foi em decorrência do I Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Cultura Pop, promovido pelo grupo Cult de Cultura. 

Nesta edição fui convidado a realizar a Palestra de Abertura sobre o tema: A Pesquisa Acadêmica sobre a Cultura Pop: Possibilidades e Desafios. 


Foto do Guilherme Smee no Site Splash Pages, veja aqui.

Nas sessões de comunicação apresentei um trabalho intitulado: A Perspectiva Mortuária nos Comics de Superaventura: a não morte como processo criativo  no ethos do super-herói. Este ensaio analítico toma como base um pequeno capítulo que fiz em conjunto com os Professores Fernando Ayres e Jozefh Queiroz na coletânea Tanatologia: Desmitificando a Morte e o Morrer. 

(Detalhe para a participação especial do esqueleto no fundo)

Outra atividade que participei  no V Colóquio Regional Sul em Arte Sequencial e I Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa em Cultura Pop foi um cine-debate sobre o filme da Capitã Marvel, com a participação da Prof. Dr. Adriana Amaral (UNISINOS). 

Foto da Organização do Evento


Como todo bom evento tivemos a oportunidade de socializar com os participantes, indo até um Espaço Geek da Cidade e comendo lanchinhos temáticos, além de um almoço coletivo no ultimo dia,  feito na própria EST e aquelas boas conversas de corredor.



Prof.ª Dr.ª Maria Clara Carneiro da Universidade Federal de Santa Maria


Tive a oportunidade de encontrar a pesquisadora Prof.ª Dr.ª Maria Clara Carneiro da UFSM especializada em tradução de quadrinhos. Trabalhamos juntos na Exposição do SESC RIO Tijuca, que ocorreu em agosto de 2018, no Rio de Janeiro.

Também, conheci pessoalmente o quadrinista e pesquisador, mestre em Memória Social e Bens Culturais, Guilherme Smee, autor do blog secular de crítica de quadrinhos Splash Pages e que também colaborou na coletânea Quadrinhos e Educação, vol.5, organizada pelo Prof. Dr. Thiago Modenesi e por mim. 



Nenhum comentário