[Artigo] Miyuki Chan In Wonderland: Intertextualidade e Metalinguagem






Em agosto de 2018, ocorreu no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco o I Congresso do NELI - I Congresso Nacional do Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

Lá, coordenei o GT sobre Histórias em Quadrinhos e minhas (na época) orientandas Mariana Petróvana e Gabriela Melo e eu apresentamos o trabalho "Miyuki Chan In Wonderland: Intertextualidade E Metalinguagem".

RESUMO:

Miyuki chan in Wonderland, do grupo CLAMP, publicado no Brasil como Miyuki chan no País das Maravilhas pela editora JBC, é um quadrinho japonês de volume único, uma adaptação paródica da obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Nele, é possível distinguir as personagens originais do livro através de seus nomes no universo parodiado, mesmo que as situações sejam completamente distantes das originais. No entanto, à medida que os capítulos avançam e saem das analogias diretas ao “país das maravilhas” e “do espelho”, mantém-se a premissa de viajar “para outro mundo” como conceito central. A protagonista Miyuki viaja entre mundos que são lugares comuns à cultura japonesa. Deste ponto, é possível notar como os autores se utilizam dos elementos de metalinguagem como forma de experimentação para dar impulso ao roteiro e ao elemento cômico. Este artigo versa sobre relações intertextuais entre a obra original de Carroll e a obra criada pela CLAMP, levantando características em comum e elementos que são puramente da ótica das autoras japonesas.
PALAVRAS-CHAVE: Metalinguagem; Intertextualidade; Paródia; Mangá.

Para referenciar o artigo:

SILVA, Mariana Petróvana Ferreira da; MELO, Gabriela Gomes; BRAGA JR, A. X.
Miyuki Chan In Wonderland: Intertextualidade e Metalinguagem. Intersemiose Revista Digital. Poesia, Artes Plásticas, Música, Quadrinhos e Games - Vol I. Ano VII, nº10, Jan/Jun 2019. p. 160-173.
Disponível em: https://www.dropbox.com/sh/97ffgmhfng8s66d/AABqqdsm8EopQ40M9T_aEb1ta?dl=0&preview=2019-1_C-NELI+_V2.pdf. Acessado em: XX/XX/XXISSN 2316–316X





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ABSTRACT: Miyuki chan in Wonderland of the CLAMP group, published in Brazil by JBC publisher, is a one-volume Japanese comic, a parodic adaptation of Lewis Carroll’s Alice in Wonderland. In it, it is possible to distinguish the original characters of the book by their names in the parodied universe, even if the situations are completely distant from the originals. However, as the chapters move forward and out of direct analogies to “wonderland” and “the mirror”, the premise of traveling “to another world” remains the central concept. The protagonist Miyuki travels between worlds that are common places in Japanese culture. From this point, it is possible to notice how the authors use the elements of metalanguage as a form of experimentation to give impetus to the script and the comic element. This article deals with intertextual relations between Carroll’s original work and the work created by CLAMP, raising common features and elements that are purely from the perspective of the Japanese authors.

KEYWORDS: metalanguage; intertextuality; parody; manga.


REFERÊNCIAS

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BRAGA JR. A. X. Desvendando o Mangá Nacional. Maceió: Edufal, 2011.
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LUYTEN, S.B. Mangá o Poder dos Quadrinhos Japoneses. São Paulo: Hedra, 2001.
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