[Boardgames] Balanço Ludopédico de 2019





Balanço Ludopédico de 2019

Os boardgames têm sido pra mim um sistema de entretenimento e um objeto de estudo desde de 2012. De lá pra cá tenho feito diversos sistemas de registro e captação de dados dos mais diversos. Um deles é o registro de partidas.

Entre 2012 e 2015, não tenho registro completo de todas as partidas.
Entre 2014 e 2017, usei bastante o registro do perfil da Ludopédia.
Nos anos de 2015 e 2017 usei um aplicativo chamado ScorePal para mapear cada partida e a coleção, mais ainda não consegui um meio de juntar os dados automaticamente. E a alimentação manual me causa preguiça.

A partir de 2016 usei um novo aplicativo chamado BG Stats. No qual tenho publicado os dados anualmente.

No fim de 2019, um jogador fez uma postagem mostrando como aproveitar os dados da ludopédia e migrar para o aplicativo BG Stats e foi um sucesso. Consegui recuperar alguns anos de estatística de jogatinas.

Segue o panorama:

Em 2019, foram 387 partidas com 163 jogos diferentes.
Foram 17 fives, 4 dimes, 1 quarters. O H-Indez ficou em 7, três pontos abaixo do ano anterior.
Isto é, 17 jogos foram jogados pelo menos 5 vezes cada; 4 deles, dez vezes cada e 1, com mais de 25!
Destes, 112 eram novos. Bati a meta dos 100N do ano. Apesar que cada vez mais fico um pouco desgostoso deste Challenge.

Notei ao longo dos anos, e após jogar mais de 2000 jogos, que aquela emoção por jogo novo, enfriou bastante. Há muito mais interesse em jogar alguns jogos já conhecidos que permitem experimentar a sensação de novidade a partir da rejogabilidade que o jogo oferece.


Joguei com 14 pessoas diferentes e em 26 locais distintos.

Meu jogador mais frequente foi o Thiago Amorim, desbancando meus ex-vizinhos Katarina Miculis e Daniel Manso, que se mudaram para São Paulo e mesmo assim, se mantiveram entre os 10 mais. A casa do Thiago passou a ser o grande Point de Jogatinas concentrando 29% das partidas.



Terraforming Mars continua sendo o jogo mais jogado com 27x. Como em fevereiro chega uma nova expansão, dificilmente vai perder a posição. Foi seguido de Scythe (13x), Clank! (12x), Keyforge (11x e entrou na lista devido a minha participação no campeonato, que me rendeu a vitória, no primeiro torneio pernambucano.); O Mage Knight, surpreendentemente, voltou à lista devido à edição brasileira que adquiri no meio do ano, chegando rapidamente às 10 partidas. Terra Mystica que perdeu muitas posições nos últimos anos, infelizmente (9x), apesar de ainda ser um dos preferidos. Splendor (8x), que é viciante e se joga repetidas vezes; Já Endeavor, os incríveis Parques de Mis Liz, Twilight Imperium 4 e Marco Polo ficaram com 7 partidas cada.

Foto do Campeonato de Keyforge 

Twilight Imperium 4 deve sair completamente da minha lista.  É um jogo muito interessante. Bom. Mas que não é o meu perfil. O número crescente de partidas foi devido às participações em dois torneios seguidos. Mas, "me aposentei dele".

O destaque do ano, pra mim, foi o Food Chain Magnate com 6 partidas. O jogo é feinho mas se mostrou rico em estratégias distintas que garantem um bom desempenho do jogador.

Por fim, meu percentual de vitórias, após um ano, continuou o mesmo: 44%.





Nenhum comentário