[Bancas de TCC] Especialização em Histórias em Quadrinhos e Cultura Pop



Na manhã deste último dia de junho de 2020, atendendo ao convite do Prof. Dr. Iuri Reblin, participei de mais duas bancas de avaliação de trabalhos da pós-graduação em Histórias em Quadrinhos e Cultura Pop oferecidos na Faculdades EST.

Segue alguns dados das pesquisas:

O QUE É SUPER NEM SEMPRE É LEGAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SUPERHERO REGISTRATION ACT.
de Lucas Melo de Almeida

Resumo: Este trabalho traz um olhar para algumas das leis que tentam tanto coibir quanto regular os heróis, vilões e mutantes presentes nos quadrinhos, com um foco no Universo Marvel, se alongando no Superhuman Registration Act, estopim da megassaga Civil War. A aparição dessas leis são parte de um esforço, ainda que nem sempre consciente, de compreender o mundo em que estamos inseridos e os valores que nos norteiam ao transitarmos por ele. Analisando essas leis, seus contextos de aparecimento dentro das narrativas assim como de criação fora delas, podemos aumentar o entendimento de como o publicou reagiu e enxergou esses contextos específicos em que seus valores foram postos em foco.

Meus comentários gerais: 

Lucas se questiona sobre o porquê de os quadrinhos serem academicamente relevante para os historiadores. Problematiza a questão da continuidade nas HQS e a ideia de Cânone entre autores clássicos dos quadrinhos comerciais de super-heróis.  Adaptação (manutenção de uma origem) e recorte (os diversos tempos cronológicos) também são problematizados.  
Lucas problematiza a questão do debate da genealogia ou da definição nos estudos de quadrinhos, criticando o tempo que se dedica a estes fatores nos estudos. Com isso, cria um paradoxo, pois, como seu estudo não é sobre isso, o fato de destinar tempo para discutir este assunto, contraria o que afirma: que isso não é relevante para uma pesquisa na área de história sobre quadrinhos. 
Lucas apresenta uma discussão sobre a representação das leis nas histórias em quadrinhos de super-heróis, focando no arco “Guerra Civil”. Apresenta uma estrutura satisfatória de artigo apesar de não ter sido bem estruturado o perfil teórico-metodológico e na problemática de pesquisa. Vai apresentando os momentos em que aparece normas legislativas que restringem a liberdade em favor da noção de segurança, tais como o The mutant registration act  e o Superhero Registration Act. De forma geral, como as Lei e as Jurisprudências são representadas nas histórias em quadrinhos. Ou a relação entre Leis reais e leis ficcionais. Mas não fica claro a tensão entre tratar as HQs como fontes históricas ou como sujeitos históricos. 

O DEMÔNIO E SEU FIM: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS TEOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA EM DAREDEVIL: END OF DAYS 
de Helen Louise Spethmann Quiroga

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os temas e elementos teológicos presentes na história em quadrinhos Daredevil: End of Days (2014), escrita por Brian Michael Bendis e David Mack, este último que também contribuiu para alguns desenhos, juntos dos desenhistas Alex Maleev, Bill Sienkiewicz e Klaus Janson. Analisar-se-á como esses elementos e temas estão presentes na narrativa do quadrinho, de maneira proposital — com menções diretas à religião, seja nos balões de diálogo e de narração, seja nos desenhos — ou não. Também será trabalhada a hipótese que certas cenas da obra, assim como uma das capas originais das edições do formato revista, utilizam o sol para criar um halo na personagem, semelhante à iconografia cristã. Para a análise deste artigo científico, utilizar-se-á as teorias sobre teologia e histórias em quadrinhos e a análise desses elementos e personagens dos seguintes autores: Reblin (2013, 2015, 2019), Knowles (2008) e Saunders (2013).

Meus comentários gerais: 

O trabalho analisa os aspectos religiosos presentes em uma HQ do Demolidor. Faz uma associação entre a história da HQ e considerações bíblicas e religiosas. Analisa os diálogos dos personagens, as imagens desenhadas, os elementos cênicos e as cores empregadas. Tem uma boa proposta, mas apresenta uma execução problemática devido ao excesso de dados com o intuito de discussão. O trabalho é instigante. Sua leitura faz emergir muitos elementos importantes para compreender como as HQs se elevaram ao estado de Arte. E como consegue se estabelecer como um importante veículo de comunicação, ainda influente. A pesquisa ficou muito ampla com necessidade de realizar um recorte mais específico dos vários pontos de análise apresentados: narrativa, imagens desenhadas, capas e discursos.  
Ainda assim, é um bom exemplo de como perceber correlações entre a composição das cenas – feitas pelos desenhistas – e os intuitos valorativos de uma ideia – empregada pelo roteiro. 

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