[Bancas de TCC] Especialização em Histórias em Quadrinhos e Cultura Pop




Entre os dias 26 de maio de 02 de junho, participei, junto aos professores Doutor Iuri Andreas Reblin e a Mestra Larissa Tamborindenguy Becko, de várias bancas de avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso das Pós-graduações Lato Sensu em Histórias em Quadrinhos e Cultura Pop, promovidos pela Faculdades EST, por vias do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop.

Todas as apresentações foram feitas por videoconferência na plataforma do Google Meet. 

Veja, a seguir, um pouco sobre os trabalhos:


Curso de Especialização em Cultura Pop

#


O CINEMA COMO RECURSO DE RECUPERAÇÃO DO PASSADO: GÊNERO E
NOSTALGIA DOS ANOS 90 RESSIGNIFICADA EM CAPTAIN MARVEL
de Viviane Martini 

O trabalho visa analisar como o cinema vem sendo utilizado como meio de nostalgia
e memória para os fãs de cultura pop, a partir do filme da Captain Marvel. O artigo
analisa os recursos utilizados pelo filme para ressignificar os anos 90, tanto em
símbolos e resquícios da memória, como também argumentar como a
desconstrução da personagem ressignifica a representação de personagens
femininas em filmes de super-heróis e ação, partindo da discussão de Judith Butler
sobre performatividade. Ao utilizar da nostalgia para contar histórias, o cinema ou
plataforma de streamings buscam por meio da memória afetiva do público celebrar
um período de suas vidas, e assim, trazer novos significados para o presente e
mudanças para o futuro.


#


UMA CARTOGRAFIA CRÍTICA EM “TURMA DA MÔNICA – O NIVER”
de Daniela Alonso Machado

O trabalho realiza uma análise da revista em quadrinhos “Turma da Mônica - O
Níver” lançada em 2018 no maior evento de cultura pop da América Latina que teve
como tema os 80 anos do Superman, tomando como base o método cartográfico-
crítico elaborado para análise de bens culturais, proposto nos estudos do teólogo Iuri
Reblin. Apresenta inferências sobre os personagens, suas características, a
estrutura da narrativa, coesões interna, estruturante e externa, o contexto criativo,
partindo da origem da ideia do Crossover entre os personagens do Maurício de
Souza e os personagens da DC Comics até a estratégia do lançamento do material
em um grande evento da Cultura Pop. Propõe uma reflexão da relação da HQ como
um produto da indústria cultural.

#


NON NOBIS SED NOMINI TUO DA COMICS:
MEDIEVALIDADE NO COMICS DEMOLAY
de Lucas Melo de Almeida

Este artigo se propõe a analisar a obra em quadrinhos intitulada “Jacques DeMolay – Um
mártir templário”, fruto do projeto Comics DeMolay através do viés da História e, mais
precisamente, da História Pública que pode ser encontrada entre as sarjetas dos quadrinhos,
utilizando-se do conceito de medievalidade. A obra se divide em 12 edições, separadas em
quatro arcos distintos, onde encontra-se o relato da biografia de Jacques DeMolay, o último
Grão-Mestre da ordem monástica militar conhecida como Ordem dos Templários e, através
do relato de vida, destila valores comumente associadas ao período medieval mas que falam
muito mais sobre os valores almejados por seus produtores. Como conclusão,
demonstraremos como o medievo é apropriado para a veiculação de um discurso sócio-
político específico e deliberado na obra e a concepção de História presente nela.




Curso de Especialização em Histórias em Quadrinhos

#


VISIBILIDADE LBT+ E RESISTÊNCIA ENTRE QUADRINHISTAS BRASILEIRAS
de Márcia Tavares Chico 

O presente trabalho tem por objetivo analisar obras selecionadas de quadrinistas
brasileiras mulheres para avaliar como seus quadrinhos são utilizados para dar
visibilidade à população LBT+. Para tal, procurou-se no banco de dados BAMQ! do
site Lady’s Comics quadrinistas cuja obra estivesse disponível online. Após a
escolha das quadrinistas, selecionaram-se obras de cada uma delas cuja temática
girasse em torno da realidade LBT+ ou que apresentasse elementos da mesma. A
seguir, analisaram-se as obras selecionadas levando em conta dados teóricos de
gênero e sexualidade, como Butler (2014). As obras analisadas apresentam
personagens LBT+ existindo em sociedade e realizando atividades corriqueiras,
como ir ao bar, ou atividades consideradas normais em nossa sociedade, como a
maternidade. Assim, pode-se ver que a própria existência de personagens LBT+ em
locais públicos e a performance de atividades cotidianas são consideradas formas
de resistência e como a população LBT+ precisa enfrentar obstáculos para
simplesmente existir e realizar tarefas consideradas comuns.


#


A CATHARSIS DO GÊNERO SUPER-HERÓI: UM ESTUDO DE CASO DE HULK
CONTRA O MUNDO
de Murilo Ariel de Araujo Quevedo

O presente trabalho busca compreender como o tema da violência sacrificial se
relaciona com a catarse em World War Hulk (PAK, ROMITA JUNIOR, 2014). Tal leitura
ajuda a compreender o processo catártico que ocorre na leitura do quadrinho e
possibilita com que outros quadrinhos do gênero super-heroico possam ser analisados
de tal maneira. Para tanto, propõe-se a fazer uma leitura do quadrinho de Greg Pak e
John Romita Junior sob o viés da catarse aristotélica. A fim de realizar essa leitura,
será utilizada uma metodologia que envolva estudo de caso e que se tracem
aproximações entre os vieses teóricos elencados para essa pesquisa. Evoca-se o
conceito da jornada heroica proposto por Campbell, para observarmos de que forma
o retorno do Hulk para a Terra traz a violência como elixir. Paralelamente, retoma-se
a teoria da violência sacrificial de exposta por René Girard (1990), para entendermos
um pouco dos motivos por trás da violência do Hulk. Finalmente, resgatamos Alain
Badiou (2002) que elencou três modelos de se pensar a relação entre filosofia e arte,
sob uma perspectiva estética. Em um deles, o clássico, a arte tem uma função mais
catártica, indo ao encontro da necessidade de aliviar as próprias pulsões.
Considerando isso, será feita uma leitura do quadrinho Hulk Contra o Mundo sob o
viés estético clássico, visando entender o processo catártico que o quadrinho
apresenta. Com isso, propõe-se que a catarse nesse quadrinho em específico seja
manifestada através e por causa da violência. Dessa forma, é possível dizer que, ao
ler esse quadrinho, o leitor se identifique com o protagonista, e deseje poder lidar com
seus próprios problemas de forma mais simplista, transportando-se para dentro da
jornada heroica e purgando suas pulsões.

#


O ENSINO DE FÍSICA A PARTIR DOS QUADRINHOS DO HOMEM
ARANHA: UMA ANÁLISE DA MORTE DE GWEN STACY
de Moisés Xavier Guimarães Valentim

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de aula de física através
de uma das histórias do Homem-Aranha: A morte de Gwen Stacy. Na primeira
seção, são apresentados argumentos corroborando a eficiência dos quadrinhos
como ferramenta pedagógica e sua relação com a física e ciências em geral. Em
seguida, é explicado de maneira qualitativa e quantitativa os conceitos de mecânica
envolvidos na morte da então namorada de Peter Parker. Por fim, os resultados da
seção anterior são organizados para compor uma proposta de plano de aula,
visando auxiliar os docentes na tarefa de ministrar física. Embora essa metodologia
seja limitada e não substitua o livro didático nem a realização de exercícios, através
dela é possível auxiliar a compreensão dos conceitos de mecânica, a fim de que os
alunos possam ter consciência e entendimento do que estão calculando.

#



Nenhum comentário