Religiosidade e Etnobotânica africanas

Religiosidade e etnobotânica africanas são tema de evento em Caruaru

 

O Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, sedia o evento "Religiosidade e etnobotânica na Diáspora Africana: memória e identidade", na segunda-feira (18), às 17h, no auditório do CAA. O evento contará com palestra do antropólogo e etnobotânico John Rashford, do College of Charleston, na Carolina do Sul, Estados Unidos (EUA), e membro da Sociedade de Economia Botânica dos Estados Unidos. As inscrições são presenciais e podem ser realizadas no dia do evento, gratuitamente.

John Rashford abordará o tema "As razões para a dispersão, pelo ser humano, do baobá africano no continente americano" (The reasons for the human dispersal of the african baobad in the Americas). A palestra contará com tradução simultânea da gerente de intercâmbio da Assessoria Internacional da Universidade Federal da Bahia, Cláudia Barreto.

A programação também conta com palestra do especialista em Turismo e Patrimônio Fernando Batista, com o tema "De Pernambuco à Bahia, do político ao religioso: faces do baobá na diáspora africana". O evento, cuja carga horária é de 4 horas, tem coordenação de Fernando Batista e vice-coordenação das professoras da UFPE Fátima Aparecida Silva e Tatiane Cosentino Rodrigues. A realização é da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da UFPE, com apoio do CAA.

A UFPE disponibilizará um ônibus para o transporte Recife-Caruaru-Recife, no dia do evento. A saída será às 14h30, na Reitoria. Os interessados devem enviar e-mail, antecipadamente, para neab.ufpe@gmail.com, indicando nome completo, identidade, CPF e telefone. Haverá 29 vagas, com prioridade para os membros do Neab/UFPE.

VISITA – O antropólogo John Rashford visitará, na terça-feira (19), a Escola Estadual Mariano Teixeira, no Recife, em comemoração ao Dia do Baobá. O convidado será recepcionado por uma exposição organizada pelos alunos.

Nenhum comentário