I Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco

Recife recebe o I Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco

Por Marcelo Naranjo  (reproduzido integralmente do site UniversoHQ, acesse a versão original aqui)

I Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco - SIHG-PE
De 21 de outubro a 18 de novembro, Recife receberá o I Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco - SIHG-PE.
Profissionais e pesquisadores das artes gráficas, estudantes, professores, arte-educadores e o público em geral são esperados no evento, que acontecerá na Galeria Janete Costa, dentro do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
Ao todo, 502 cartunistas de 63 países se inscreveram para concorrer aos prêmios. Dentre cartuns e caricaturas, foram recebidos 818 trabalhos. Além do Brasil, artistas de países como Alemanha, Bélgica, Cuba, Espanha e Irã participarão do evento, que pretende reinserir o Estado no calendário cultural e turístico do País no que se refere ao humor gráfico.
O evento contará com mostra das juradas convidadas e de artistas pernambucanas, um painel com os melhores trabalhos de estudantes e uma mesa-redonda.
Como o tema escolhido para esta edição é dedicado às mulheres, o SIHG-PE elegeu um júri composto exclusivamente por cartunistas, ilustradoras e pesquisadoras. São elas: a portuguesa Cristina Sampaio; a paranaense Pryscila Vieira; a colombiana radicada na Espanha Nani Mosquera; a gaúcha Chiquinha (Fabiane Bento Alves Langona); a carioca Clara Gomes e a paulista Sonia Luyten, presidente da Federation of Cartoonists Organizations.
Os vencedores serão definidos na próxima sexta-feira, quando as juradas estarão reunidas no auditório da Caixa Cultural, onde também visitarão a exposição Macanudismo, do cartunista argentino Liniers.
No sábado, 20 de outubro, às 19 horas, na Livraria Cultura, será realizada uma mesa-redonda intitulada Traço feminino: a atuação das mulheres no humor gráfico, com mediação de Mona Lisa Dourado e aberta ao público. Todas as juradas estarão presentes para debater o papel da mulher na área e sua crescente presença nesse universo.

Nenhum comentário