Fwd: Memória e Expressões Audiovisuais - Inscrições abertas


Instituto Clareira convida para o curso

 

"Memória e Expressões Audiovisuais"

com Ana Carolina de Moura Delfim Maciel

26 e 29 de novembro de 2012, das 19h às 22h, no Espaço BibliASPA

 

Inscrições abertas!

 

Após cem anos de história do cinema, não há época, civilização, tema histórico, herói antigo ou moderno que não tenham sido retratados nas telas, e com um grau tecnológico que propicia ao espectador uma experiência fascinante do passado.

E mesmo quando não encena o passado, o produto audiovisual é sempre um documento de sua época, veiculando valores, projetos, ideologias.O "Curso Memória e expressões audiovisuais" tem como objetivo introduzir o participante aos conceitos de uma narrativa audiovisual tendo como núcleo teórico estudos que se voltaram para entrelaçamentos história, história oral e memória. Trata-se de conceituar uma produção audiovisual que vem sendo realizada por historiadores (notadamente no que tange o registro de relatos) como instrumento de pesquisa e reflexão.
 
 
 
CONTEÚDO – PROGRAMA
 
1º. Encontro
- Abertura
- Imagem, Historiografia e memória: diálogos possíveis.
- Narrativa de Ficção e Narrativa Histórica: limites tênues.
 
2º. Encontro
- Exibição dos filmes "Amor é um lugar Vazio" (MACIEL, 2000), "ELIANE" (MACIEL, 2002), "IMAGINE UM MUNDO SEM RÓTULOS (MACIEL, 2011), seguido de reflexões sobre as escolhas narrativas dos respectivos filmes e igualmente sobre as possibilidades da escritura da História (e do registro de memórias) por meio do registro audiovisual.Yes, nós temos bananas!
 
 

MINISTRANTE
Ana Carolina de Moura Delfim Maciel – Bacharel em Historia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2008), realizou doutorado sanduiche em Histoire et biographie na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2006). Tem experiência na área de História com ênfase em História do Cinema atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro (ficcional e documental), historiografia, memória, história oral e imagem, biografia e cultura material. Pesquisadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense; atua como diretora de filmes documentários. Atualmente, realiza pesquisa de pós doutorado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo, no âmbito da qual realizou pesquisa no Centre de Recherches Historiques da EHESS-CNRS (2012) contemplado pelo financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
 
 

SERVIÇO
Quando: dias 26 (2ª. feira) e 29/11/12 (5ª. feira)
Local: Espaço BibliASPA – Rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília – SP
Investimento: R$ 150,00 (parcela única)
25 vagas
 
 
 
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Realização: Instituto Clareira
Coordenação: Maria Nilda R Santos
Tel.: (11) 98562 9923 c/ Maria Nilda
Apoio: BibliASPA – Biblioteca e Centro de Pesquisa America da Sul –Países Árabes
 
 

Nenhum comentário