[Artigo] O ensino de física a partir dos quadrinhos do Homem Aranha

 




A Revista Intersaberes da Uninter (ISSN 1809-7286, Qualis B2) v. 15, n. 36 2020, publicou um dossiê sobre Quadrinhos e Educação. Colaborei junto com meu ex-orientando Moisés Xavier G. Valentim com um artigo intitulado: "O ensino de física a partir dos quadrinhos do Homem Aranha". 

O Artigo toma como base o trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em História em Quadrinhos, oferecido pela EST e que tive o prazer de orientar. 


RESUMO

O artigo consiste em apresentar uma proposta de aula de física mecânica através da cena da morte de Gwen Stacy nas histórias do Homem-Aranha. Na primeira seção, são revistos os argumentos e pesquisas que debatem a eficiência dos quadrinhos como ferramenta pedagógica e sua relação com a física e ciências em geral, resgatando o uso dos quadrinhos para o ensino de ciências exatas e da natureza. Apresenta de maneira qualitativa e quantitativa os conceitos de mecânica envolvidos na morte da personagem e as proposições curriculares para a inserção em sala de aula. Por fim, sugere na forma de resultados sistemas de organização e desenvolvimento de conteúdos que podem ser explorados em planos de aula, visando auxiliar os docentes na tarefa de ministrar o ensino de física.

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos; Ensino de Física; Leis da Mecânica; Planos de Aula; Educação.

Para acessar o artigo diretamente, clique aqui. 


Nenhum comentário