[Prêmio] A HQ Joana é premiada no XXVII Prêmio Expocom Nordeste



XXVII PRÊMIO EXPOCOM – EXPOSIÇÃO DE PESQUISA E PRODUÇÃO EXPERIMENTAL EM COMUNICAÇÃO

Anualmente ofereço uma disciplina eletiva chamada Oficina de Histórias em Quadrinhos para os cursos de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. 

Nesta disciplina, os alunos finalizam produzindo artigos, matérias e material gráfico enfocando as HQs e seus congêneres. 

Um dos materiais produzidos nesta disciplina foi uma HQ chamada "Joana" feita por Camilla Bibiano, Milenna Alves, Pedro Vianna, Débora Siqueira e Mark Augusto, no qual atuei como professor-orientador do projeto. 

Esta HQ foi selecionada como finalista da etapa nordeste do 27ª edição do Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação) destinado a valorizar os trabalhos produzidos por estudantes no âmbito dos cursos de graduação em todo o país.

O material concorreu na etapa e de "Produção Transdisciplinar", especificamente, a de "PT08 - História em Quadrinhos". O material ganhou as etapas local e regional e segue para a premiação nacional. Estas vitórias já configuram o material como de qualidade e bem desenvolvido.   

Segundo o concurso são avaliados os seguintes requisitos: "O experimentalismo do produto; A qualidade técnica do produto; A relevância social/cultural do tema abordado no trabalho; A consistência teórica e coerência do conteúdo inserido no formulário-padrão com o respectivo produto; A observância dos princípios éticos e legais no trabalho."

A frase destacada é algo que sempre enfatizo nos meus cursos de quadrinhos: Produzir uma história em quadrinhos deve se guiar, além da dimensão do entretenimento, uma dimensão de impacto social ao utilizar os recursos midiático e artístico da linguagem sequencial dos quadrinhos como um instrumento de responsabilidade social. 

Dados do projeto premiado: 

PT08 - História em Quadrinhos 
Vencedor: HQ JOANA
Aluno-líder: Camilla Bibiano 
Co-autores: Milenna Alves e Pedro Vianna
Orientador: Amaro Braga
Disciplina: Oficina de História em Quadrinhos

Confira aqui a HQ premiada:


Segundo o grupo, segue a descrição da HQ:

"Com essa proposta a HQ expõe diferentes situações comuns a vivência feminina,
onde o grande vilão é o machismo cultural, enraizado na sociedade e que se manifesta todos os dias. Assim construímos uma história com três episódios, retratando em cada uma situação diferente em que nossa heroína Joana enfrentasse o machismo. 

O objetivo do trabalho é trazer a tona temas pertinentes e atuais de violências que as mulheres sofrem muitas vezes até sem perceber. As histórias dão voz e traz diálogos que despertam a reflexão e que repudia discursos abusivos e de ódio, comumente enraizados em nossa sociedade.
Joana é a representação da mulher forte, que vive seus dilemas, sofre preconceitos e abusos, mas não se deixa abater. É a imagem que desejamos passar para todas as mulheres e que suas lutas contra o "crime" da ficção inspirem a realidade de muitas.
O nome da heroína foi inspirado em Joana D'Arc, uma guerreira francesa que se
tornou santa, e que lutou na Guerra dos Cem Anos. 

Na época, auge da idade média, Joana D'Arc foi queimada viva em praça pública, acusada de heresia e feitiçaria. Joana morreu como bruxa por ser uma mulher pensante, que usava roupas masculinas e lutava no exército em uma época que não era tolerado comportamentos assim. Logo, fez sentido para toda a equipe de criação homenagear a guerreira que foi julgada e condenada por homens até a sua morte, como muitas mulheres na atualidade."  

Nenhum comentário