[Artigo] Profissionais liberais judeus em Pernambuco: cultura e tradição na escolha da profissão

  



Revista Espaço Acadêmico - REA (ISSN: 1519-6186, Qualis A4) da Universidade Estadual de Maringá (PR), acaba de publicar um novo número em seu v. 20, n. 225, 13 nov. 2020, no qual contribuo com um artigo intitulado "Profissionais liberais judeus em Pernambuco: cultura e tradição na escolha da profissão", material que produzi quando era pesquisador do Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco.

Resumo: 

Construído a partir de uma análise dos bancos de dados do Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, toma como base os acervos de entrevistas da comunidade e do levantamento estatístico e socioeconômico sobre a comunidade judaica de Recife. Problematiza a ligação do povo  judeu  com  as  atividades  profissionais  ao  longo  dos  séculos,  analisando  as  sanções  e permissões acerca das profissões que os judeus podiam ou não seguir. O acesso profissional nunca foi fácil na história, principalmente para imigrantes e pior ainda para grupos religiosos isolados. Enfatiza que a situação profissional dos judeus nos países de origem, é um reflexo da ocupação atual dos judeus em Pernambuco, pelo menos, nas profissões dos imigrantes até a segunda geração, que correspondem a amostra da pesquisa. Por fim, traça um paralelo com as perseguições sofridas por eles nas regiões de origem, inclusive de situação profissional e de como estas ações influenciaram na escolha e desenvolvimento profissional da comunidade que se instalou em Pernambuco, ao longo de sua ocupação a partir do século XX. A atuação ou frustração profissional dos pais servia como guia de referência da escolha dos filhos e ainda um elo de fortalecimento para explanar sua identidade judaica.

Palavras-chave: Judeus em Pernambuco; Profissão; Médicos; Sociologia das Profissões.


O artigo na íntegra pode ser acessado clicando aqui.

Se precisar citar este artigo:

BRAGA JUNIOR, A. X. Profissionais liberais judeus em Pernambuco: cultura e tradição na escolha da profissão. Revista Espaço Acadêmico, v. 20, n. 225, p. 133-145, 13 nov. 2020. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/51873/751375151164. Acessado em: [data de acesso]. 

Nenhum comentário